sexta-feira, 8 de março de 2013

Mito, História e Memória


Mito, História e Memória.

Memória


A memória, em primeira instância, é a presença do passado. É uma construção psíquica e intelectual que acarreta de fato uma representação seletiva do passado, a qual nunca é a do indivíduo, mas deste inserido num contexto social. A memória é o elemento essencial da identidade, da percepção de si e dos outros. Todos os povos têm uma maneira de interpretar o mundo e suas origens, através dos mitos. Os mitos relatam acontecimentos que tiveram lugar num tempo primordial, no “tempo fabulosos dos começos”. Os mitos nos contam como algo se produziu e começou a ser.

O que é Mito?

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. A maneira de colocar em ação o mito é através dos ritos, em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.
Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referencia as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou cientifico. Porem, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

História

            A memória nasce com a consciência do ser humano, sendo assim, carrega consigo a noção da sua importância para o ser humano.     Ao recordar-se e guardar sua memória o homem conta sua própria história e sua trajetória durante o tempo.        Suas evoluções, físicas e tecnológicas, são registradas ao passar do tempo e estão presentes no nosso dia a dia, seja por objetos que utilizamos em casa ou por lembranças de ações que tomamos.         Desta maneira, a História se utiliza dos mitos, que foram por muito tempo utilizados para explicar a origem das coisas, e também se utiliza da memória para contar quanto o homem evoluiu e se modificou ao passar dos anos mostrando sua capacidade de aprendizagem e aperfeiçoamento de suas técnicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário