sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CHINA

ESCRITA E IDIOMA

    A escrita chinesa é baseada em ideogramas, desenhos que representam ideias, sentimentos, objetos e palavras.
    O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.





RELIGIÕES

    A China é um país de muitas religiões e conta com mais de 100 milhões de crentes. Professam-se o budismo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo. Além destas, há o taoísmo, próprio do país, o chamanismo, a igreja ortodoxa oriental e a religião dongba. Naturalmente, as diversas etnias e pessoas têm religiões diferentes: o islamismo se professa entre as etnias Hui, Uygur, Cazaqui, Quirguiz, Tártara, Usbequi, Tajik, Donxiang, Salar e Bonan, o budismo tibetano (também chamado de lamaísmo) entre as etnias tibetana, mongol, Lhoba, Monba, Tu e Yugur, entre as etnias Dai, Blang e De'ang, o budismo da seita hinayana, entre as etnias Miao, Yao, Yi e outras há uma boa quantidade de católicos e protestantes, entre a etnia Han há budistas, protestantes, católicos e taoístas.






    Essas religiões estabeleceram organizações próprias, de caráter nacional e local. São de caráter nacional a Associação Budista da China, a Associação Taoísta da China, a Associação Islâmica da China, a Sociedade Patriótica Católica da China, a Sociedade de Bispos Católicos da China, o Comitê do Movimento Patriótico de Três Autonomias do Protestantismo da China, a Associação Protestante da China e outras. De acordo com seus estatutos, as organizações religiosas elegem os órgãos de direção e os dirigentes, administram com independência os assuntos religiosos, fundam centros docentes religiosos, imprimem livros sagrados, publicam revistas religiosas e se dedicam aos assuntos de bem-estar social.


DINASTIAS CHINESAS

Dinastia= Sequencia de soberanos de uma mesma família.


Dinastia
Período
Três Augustos e os Cinco Imperadores
até 2070 a.C.
Dinastia Xia
2100 a.C. a 1600 a.C.
Dinastia Shang
1600 a.C. a 1046 a.C.
Dinastia Zhou
1046 a.C. a 771 a.C.
Primaveras e Outonos
722 a.C. a 476 a.C.
Reinos Combatentes
475 a.C. a 221 a.C.
Dinastia Qin
221 a.C. a 206 a.C.
Han ocidental
206 a.C. a 9 d.C.
Dinastia Xin
9 a 23
Han Oriental
25 a 220
Três Reinos
220 a 265
Primeira dinastia Jin
265 a 317
Dezesseis Reinos
317 a 420
Dinastias do Norte e do Sul
420 a 589
Dinastia Sui
581 a 618
Dinastia Tang
618 a 907
Cinco Dinastias e Dez Reinos
907 a 960
Dinastia Song
960 a 1279
Dinastia Liao
916 a 1125
Segunda dinastia Jin
1115 a 1234
Dinastia Yuan
1271 a 1368
Dinastia Ming
1368 a 1644
Dinastia Qing
1644 a 1912



CULINÁRIA CHINESA

     Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.




INVENÇÕES CHINESAS


PAPEL - Foi inventado pelo cortesão do império chinês Ts'ai Lun (50-121). Ele refinou e popularizou o processo de misturar fibras de árvores e caules de trigo com a casca de um tipo de amoreira, triturando-as e colocando a mistura sobre um tecido trançado.

PÓLVORA - Foi criada por alquimistas chineses no século 9. Consiste em uma mistura de nitrato de potássio, carvão vegetal e enxofre.

SERICICULTURA - De acordo com vestígios arqueológicos, as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a. C. O produto era a mercadoria mais cara da China.

PAPEL-MOEDA - Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806; mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.

BÚSSOLA - Os chineses descobriram o efeito direcional da magnetita no século 4 a.C. As primeiras bússolas consistiam em um pedaço de pedra-ímã preso a um pau para flutuar em uma bacia de água.

GARFO - Os primeiros utensílios, feitos de ossos, foram encontrados em sítios arqueológicos chineses de cerca de 2.400 a.C.

MACARRÃO - De acordo com a lenda, o explorador italiano Marco Polo levou a massa da China para a Europa no ano 1292.

SINOS - Foram inventados em meados de 3.000 a.C. e eram chamados de lings. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China Central. No século 5 a.C. os sinos eram usados como instrumentos musicais em rituais.

CARRINHO DE MÃO - Foi inventado pelo chanceler chinês Zhuge Liang durante a dinastia Han. Era usado em campanhas militares para levar suprimentos a soldados feridos.

TINTA - Foram inventadas pelos chineses há 4.500 anos, combinando fuligem, óleo de lampião, gelatina e almíscar. Eram usadas para pintar os entalhes em pedra. Com o advento da escrita, foram necessários novos tipos e cores de tintas, produzindo textos detalhados e permanentes.

PIPA - Foi inventada na China há cerca de três mil anos. A primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu.

SISMÓGRAFO - Versões rudimentares foram inventadas pelos chineses por volta de 132 a.C, mas indicavam apenas a direção do epicentro do terremoto.

FOGOS DE ARTIFÍCIO - Foram inventados na China há cerca de mil anos, logo após a invenção da pólvora.

ESCOVA DE DENTES - Surgiu no século 15 na China. Uma enciclopédia chinesa de 1498 descreve como pelos curtos e grossos do pescoço de um javali siberiano eram presos a um cabo feito de ossos de animais.

DOMINÓ - O jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C.

NÚMEROS NEGATIVOS - Apareceram pela primeira vez no livro 'Nove capítulos sobre a Arte da Matemática', da Dinastia Han (202 a.C. - 220 d.C.).

JOGOS DE CARTA - Os primeiros jogos de carta foram encontrados no século 9, durante a Dinastia Tang.

CARDÁPIO - O primeiro menu de restaurante foi criado há cerca de mil anos, durante a Dinastia Song. A solução foi criada para descrever a abundância de alimentos da culinária chinesa.

PAPEL HIGIÊNICO - O registro mais antigo do uso de papel higiênico é chinês, do século 6, quando Yan Zhitui, erudito e oficial do governo, emitiu um alerta contra usar textos com dizeres filosóficos para limpar o traseiro.

PARAQUEDAS - Há relatos de acrobatas chineses que flutuavam sobre a terra usando 'guarda-chuvas'. As lendas datam de 90 a.C e contam também a história de um grupo de prisioneiros que teria escapado da morte saltando de uma torre, usando chapéus de palha.


YIN YANG

    O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade...
    Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.


A MURALHA DA CHINA

    A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, foi construída durante a época Imperial da História da China com objetivos militares (proteger a China contra a invasão dos povos do Norte).
    A construção começou por volta do ano 220 a.C, terminando apenas no século XV, durante a Dinastia Ming.
Esta construção possui cerca de 7 mil quilômetros de extensão, sendo a maior do mundo.
    A construção envolveu centenas de milhares de trabalhadores, soldados e camponeses e aproveitou outras muralhas antigas e estruturas militares (torres).    A muralha não é uniforme, sendo composta de torres de vigilância, fortes e portas.
    Embora algumas pessoas afirmem que ela é a única construção possível de ser visualizada da Lua, esta informação não é comprovada.    Na década de 1980 foi transformada no símbolo da China.    Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.    É considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.


Um comentário:

  1. Nossa professor carne de cobra deve ser muito nojento e duro!!!
    Eca!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir